Sentimento do mundo
Tenho apenas duas mãos
e o sentimento do mundo,
mas estou cheio de escravos,
minhas lembranças escorrem
e o corpo transige
na confluência do amor.
Quando me levantar, o céu
estará morto e saqueado,
eu mesmo estarei morto
morto meu desejo, morto
o pântano sem acordes.
[...]
Quando os corpos passarem,
eu ficarei sozinho
desfiando a recordação
do sineiro, da viúva e do microscopista
que habitam a barraca
e não foram encontrados
ao amanhecer
esse amanhecer
mais noite que a noite.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Sentimento do mundo.1. ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p.11-12.
Com relação ao excerto lido, à obra Sentimento do mundo e às características do autor, Carlos Drummond de Andrade, analise as afirmativas que seguem.
I. O texto encerra a concepção poética de Sentimento do mundo, já que Drummond lança seu olhar sobre um mundo em escombros e não consegue encontrar esperança que possa alentar sua poética.
II. Os versos "tenho apenas duas mãos/ e o sentimento do mundo" mostra uma clara oposição. Duas mãos parecem ser fatores limitantes, por serem individuais, enquanto o sentimento do mundo denota uma perspectiva coletiva, de grupo. O eu lírico tem pouco e, ao mesmo tempo, tem muito.
III. É possível, dentro de uma perspectiva analítica mais profunda, identificar no poema o caráter metalinguístico, sobre o fazer literário. Os escravos seriam os poemas, armas resultantes do “sentimento de mundo” trabalhadas pelas duas mãos.
IV. Os versos finais alinham-se com a perspectiva pessimista da abordagem drummondiana nessa obra, já que o amanhecer, que representaria o renascimento da esperança, não agregaria nenhuma melhoria na vida das pessoas. O amanhecer, ao contrário, seria a perpetuação da dor.
Assinale a opção em que todas as afirmativas são corretas.
Apenas I e II.
I, II, III e IV.
Apenas II e IV.
Apenas I, II e IV.
Apenas III.