por meio dos versos "Ponho-me a escrever teu nome" (v.1) e "esse romântico trabalho" (v.5), o poeta faz referências ao seu próprio ofício: o gesto de escrever poemas líricos.
a linguagem essencialmente poética que constitui os versos "No prato, a sopa esfria, cheia de escamas e debruçados na mesa todos contemplam" (v.3 e 4) confere ao poema uma atmosfera irreal e impede o leitor de reconhecer no texto dados constitutivos de uma cena realista.
na primeira estrofe, o poeta constrói uma linguagem centrada na amada, receptora da mensagem, mas, na segunda, ele deixa de se dirigir a ela e passa a exprimir o que sente.
em "Eu estava sonhando..." (v. 10), o poeta demonstra que está mais preocupado em responder à pergunta feita anteriormente e, assim, dar continuidade ao diálogo com seus interlocutores do que em expressar algo sobre si mesmo.
no verso "Neste país é proibido sonhar." (v.12), o poeta abandona a linguagem poética para fazer uso da função referencial, informando sobre o conteúdo do "cartaz amarelo" (v.11) presente no local.
Análise Detalhada da Questão
A questão pede para analisar o uso e a predominância das funções da linguagem no poema "Sentimental" de Carlos Drummond de Andrade. Para isso, devemos ler o poema atentamente e avaliar cada alternativa à luz da teoria das funções da linguagem.
1. Leitura e Interpretação do Poema:
2. Análise das Funções da Linguagem no Poema:
3. Avaliação das Alternativas:
4. Conclusão:
A alternativa A oferece a interpretação mais adequada sobre uma das possíveis camadas de significado do poema relacionada às funções da linguagem. Ela reconhece a dimensão metalinguística e poética, onde o ato descrito metaforiza o próprio fazer poético lírico, uma característica da poesia moderna. As demais alternativas apresentam leituras equivocadas ou parciais das funções da linguagem no texto.
Portanto, a alternativa correta é a A.
Revisão de Conceitos: Funções da Linguagem
As funções da linguagem, propostas por Roman Jakobson, descrevem os diferentes propósitos ou ênfases que a linguagem pode ter em um ato de comunicação, dependendo do foco em um dos elementos da comunicação (emissor, receptor, mensagem, código, canal, contexto):
É importante notar que em um mesmo texto, várias funções podem coexistir, mas geralmente uma delas predomina.