Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010), até o final da década de 1980, o currículo das escolas de administração enfatizava os aspectos técnicos da gestão, focando em economia, contabilidade, finanças e métodos quantitativos. Temas como comportamento e habilidades interpessoais recebiam relativamente pouca atenção. Nas últimas três décadas, contudo, as faculdades de administração começaram a perceber a importância do papel que o conhecimento sobre o comportamento humano tem na eficácia da administração, e cursos voltados para essa área, como comportamento organizacional, liderança, negociação, motivação etc., foram sendo agregados ao currículo. Quanto à importância das habilidades interpessoais, julgue os itens a seguir.
I. No mundo contemporâneo, em que ocorre um ambiente de trabalho extremamente competitivo e exigente, os gestores não podem depender apenas de suas competências técnicas. Eles precisam também de habilidades interpessoais independentemente da situação organizacional exigida.
II. O desenvolvimento de habilidades interpessoais por parte dos gestores auxilia as organizações a atrair e reter trabalhadores com alto nível de desempenho. Ocorre que as habilidades interpessoais dos gestores tendem a criar um ambiente de trabalho mais agradável.
III. Pesquisas indicam que em organizações em que as práticas de liderança e relacionamento são muito bem avaliadas, cerca de 95% dos trabalhadores permanecem por mais de trinta anos na mesma organização, ao passo que nas outras organizações brasileiras esse índice é de apenas cinco por cento.
Assinale a alternativa correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
Nenhum item está certo.
Para responder a essa questão, o estudante deve compreender a importância das habilidades interpessoais no ambiente de trabalho, principalmente na gestão. O item I afirma corretamente que as competências técnicas não são suficientes para um gestor, já que o ambiente de trabalho contemporâneo exige também habilidades interpessoais. O item II também está correto ao dizer que estas habilidades ajudam a criar um ambiente de trabalho mais agradável e a reter trabalhadores de alto desempenho. Já o item III apresenta uma afirmação que não é comprovada por dados consistentes e parece ser exagerada, portanto está incorreto.
Verifique quais itens apresentam afirmações que são consistentes com o conhecimento geral sobre gestão e habilidades interpessoais.
Considere se as estatísticas apresentadas no item III são realistas e comparáveis com outros dados disponíveis.
Reflita sobre a relevância das habilidades interpessoais na retenção de funcionários e na criação de um ambiente de trabalho positivo.
Assumir que todas as afirmações estão corretas apenas porque elas parecem plausíveis.
Não questionar a validade das estatísticas apresentadas nos itens.
As habilidades interpessoais incluem a capacidade de comunicar-se eficazmente, trabalhar em equipe, negociar, liderar e motivar. Essas habilidades são essenciais para gestores a fim de criar um ambiente de trabalho colaborativo e aumentar a retenção de funcionários talentosos.