Segundo Pimenta (1990), a defesa de uma escola para todos, no processo de democratização da educação, tem como princípio orientador:
oferecer a escola profissionalizante para os filhos das trabalhadores como uma forma de preparação da mão de obra para o mercado de trabalho e ascensão social.
entender que a expansão escolar não pode ser garantia de uma ruptura da estrutura social, marcada pela desigualdade, pois não são todos que têm condições de aprender.
garantir a escola regular para os alunos da elite com conhecimentos clássicos e voltados para a formação humanista.
formar professores competentes e habilitados a atuar na adversidade da realidade educacional em que se precisa garantir a qualidade do ensino ainda que muitos alunos não aprendam.
qualificar o significado de para todos, distanciando-se de uma leitura liberal que justifica o fracasso escolar como um problema do indivíduo.
Para resolver esta questão, é necessário compreender a discussão sobre democratização da educação no contexto brasileiro, onde 'escola para todos' é um princípio que visa a inclusão e a igualdade de oportunidades educacionais. A resposta correta, portanto, é a que reflete uma concepção de educação inclusiva e crítica à visão liberal que atribui o fracasso escolar às limitações individuais.
Reflita sobre o conceito de inclusão e como ele se relaciona com a democratização da educação.
Considere a crítica à visão que responsabiliza o indivíduo pelo seu próprio sucesso ou fracasso escolar.
Leia todas as opções cuidadosamente e pense em qual delas melhor representa uma visão progressista de educação para todos.
Um erro comum é escolher opções que parecem positivas, como a formação de professores qualificados, mas que não respondem diretamente à pergunta feita.
A democratização da educação é um conceito que envolve a ampliação do acesso à educação de qualidade para todos os segmentos da sociedade, buscando superar as desigualdades sociais e promover a inclusão. Este princípio opõe-se à ideia de que a educação deve atender apenas aos interesses das elites ou ser meramente profissionalizante.