UFU 2011

Segundo o texto abaixo, de Agostinho de Hipona (354-430 d. C.), Deus cria todas as coisas a partir de modelos imutáveis e eternos, que são as ideias divinas. Essas ideias ou razões seminais, como também são chamadas, não existem em um mundo à parte, independentes de Deus, mas residem na própria mente do Criador,

[...] a mesma sabedoria divina, por quem foram criadas todas as coisas, conhecia aquelas primeiras, divinas, imutáveis e eternas razões de todas as coisas, antes de serem criadas [...].

Sobre o Gênese, V

Considerando as informações acima, é correto afirmar que se pode perceber:
a
que Agostinho modifica certas ideias do cristianismo a fim de que este seja concordante com a filosofia de Platão, que ele considerava a verdadeira.
b
uma crítica radical à filosofia platônica, pois esta é contraditória com a fé cristã.
c
a influência da filosofia platônica sobre Agostinho, mas esta é modificada a fim de concordar com a doutrina cristã.
d
uma crítica violenta de Agostinho contra a filosofia em geral.
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Resposta
C

Resolução

Na passagem de Agostinho, fica evidente que ele, fortemente influenciado pelo pensamento platônico, propõe que as ideias ou formas eternas são parte da mente de Deus, em vez de existirem em um mundo separado, como Platão imaginava. Diante disso, podemos concluir que Agostinho acolhe certas noções filosóficas de Platão – especialmente a existência das ideias eternas –, mas as adapta à doutrina cristã, situando-as em Deus, que é o Criador de todas as coisas. Dessa forma, harmoniza elementos do platonismo com sua fé cristã, sem deixar de afirmar a soberania divina. A resposta correta, portanto, é a alternativa (C).

Dicas

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Relembre a noção das ideias eternas em Platão e compare com a perspectiva cristã de Agostinho.
Considere como Agostinho interpreta o conceito de criação divina usando as ideias de Platão sobre formas ideais.

Erros Comuns

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Interpretar que Agostinho rejeitava completamente Platão, quando na verdade ele faz uso do platonismo.
Pensar que Agostinho distorce o cristianismo para encaixar Platão, enquanto ele na verdade submete a filosofia à fé e não o inverso.
Revisão
1. A influência platônica em Agostinho: Platão postulava a existência de um mundo inteligível de ideias perfeitas. Agostinho, por sua vez, retoma essa concepção, porém afirma que as ideias residem na mente de Deus, e não num mundo independente.
2. Doutrina cristã e criação divina: A criação, segundo Agostinho, acontece a partir dessas ideias, adaptando o conceito platônico para uma perspectiva cristã, onde Deus é a fonte de todas as coisas.
3. Relação entre fé e razão: Para Agostinho, não há oposição entre fé cristã e filosofia, mas sim uma harmonia possível desde que a filosofia seja reinterpretada à luz da doutrina cristã.
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