UNIFOR 2021

Segundo o historiador italiano Scipione Guarracino, no início do século XIV, a China da dinastia Ming era uma grande potência, com empenho na expansão marítima mundial. No século XV, os chineses chegaram a Calicute, na Índia, antes de Vasco da Gama. Porém, por volta de 1440, a expansão marítima chinesa estagnou antes de contornarem a África e chegarem até o mar mediterrâneo.

VICENTINO. Olhares da história: Brasil e mundo. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2017, p. 237.

 

Ao levar em consideração as informações acima, qual das opções abaixo identifica, corretamente, os motivos da China não ter descoberto a Europa?

a

Com imensa densidade populacional, as dinastias chinesas tiveram muita dificuldade em organizar e educar o povo para as práticas comerciais e marítimas. Os investimentos na educação da população foram perdidos, pois não há interesse na manutenção do letramento dos trabalhadores. Por consequência, o cabedal intelectual necessário para o comércio marítimo não prosperou.  navegações eram consequência irrelevante da expansão comercial naquela época.

b

A inexistência de registros que comprovem interesses em investir nas grandes navegações eram marcas características do exército chinês. Sua verdadeira preocupação era a defesa do território por meio da expansão da Grande Muralha da China, o que garantiu a proteção e o isolamento da cultura chinesa por todo o período da Idade Moderna e Contemporânea. 

c

A China é considerada uma “civilização vegetal”, ou seja, direcionava sua alta densidade populacional para a agricultura e não para o trabalho nas florestas, para produzir navios. Da mesma forma, os comandantes dos navios eram funcionários do império e não comerciantes interessados em lucros, diferente dos negociantes europeus ansiosos em ampliar riquezas. 

d

O povo chinês não tinha interesse no desenvolvimento comercial, pois os familiares direcionavam os jovens para trabalhar no exército ou na produção alimentícia. Logo, não possuíam conhecimento técnico comercial e matemático para iniciarem empreitadas econômicas para além das suas próprias fronteiras territoriais, evitando, assim, as grandes navegações. 

e

O desenvolvimento comercial terrestre era muito mais importante às dinastias chinesas. Por causa disso, grandes empreendimentos foram perpetrados, pois o crescimento territorial chinês foi fruto de forte investimento na economia e no sistema de trocas de mercadorias. As navegações eram consequência irrelevante da expansão comercial naquela época.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar