Segundo o Blog da Saúde, do Ministério da Saúde do Governo Federal Brasileiro, “o soro feito com os sais de reidratação oral, distribuídos gratuitamente nas unidades básicas de saúde, deve ser dado à crianças com diarreia (desarranjo do intestino com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas) e vômitos, para prevenir a desidratação. O soro não corta a diarreia, mas é essencial porque repõe o liquido e sais minerais perdidos nas fezes ou vômitos. Para prepará-lo, adicione todo o conteúdo de um envelope de sais em um litro de água filtrada e misture bem. Não se deve adicionar sal ou açúcar. Depois de pronto, o soro só pode ser utilizado por 24 horas, após esse prazo deve-se jogar fora o que sobrou e preparar mais um litro de soro se necessário. O chamado “soro caseiro” é uma solução preparada com açúcar e sal, que por não ser tão completo e exato nas dosagens quanto aquele feito com os sais entregues nas unidades básicas, deve ser utilizado apenas quando não se tem acesso aos sais de reidratação oral. Em um copo cheio de água filtrada adicione uma colher-medida (menor) rasa de sal e duas colheres-medida (maior) rasas de açúcar e misture (a colher medida é distribuída pela Pastoral da Criança). Na falta da colher-medida, o soro caseiro pode ser preparado adicionando uma colher de cafezinho de sal e uma colher de sopa de açúcar em um litro de água filtrada. O soro caseiro deve ser sempre provado antes de ser dado à criança e deve ser menos salgado que a lágrima.”
Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/570-destaques/34333-o-poder-do-soro-contra-a-desidratacao
Segundo dados do próprio Ministério da Saúde, a composição do soro após preparo no volume de solvente indicado é de:
Cloreto de sódio 2,6 g (65 mmol de sódio), glicose anidra 13,5 g (75 mmol de glicose), cloreto de potássio 1,5 g (20 mmol de potássio e 65 mmol de cloreto), citrato de sódio diidratado 2,9 g (10 mmol de citrato).
Sobre essa solução de reidratação, assinale a afirmativa correta:
A hidrólise dos sais dissolvidos provoca um aumento de 4 unidades no pH da solução.
O açúcar colocado no soro caseiro é composto por uma molécula orgânica que também está na composição da solução de reidratação oferecida pelo governo nas unidades básicas de saúde.
A pressão de vapor da solução de reidratação é maior que a da água pura.
A solução de reidratação tem ponto de ebulição maior que o da água destilada.
Na solução de reidratação os solutos moleculares se sobrepõem aos iônicos em mmol.L-1.