Segundo nos informa Darcy Ribeiro (1995, p.194), em fins do século XVI, a colônia possuía 3 cidades, a maior delas, Salvador, então sede do Governo Geral, contava com aproximadamente 15 mil habitantes; no final do século XVII, salvador tinha em torno de 30 mil habitantes e Recife tinha 20 mil. Ao final do século XVIII, enquanto cidades centenárias como Salvador e Recife tinham por volta de 40 mil e 25 mil habitantes, respectivamente, a jovem cidade de Vila Rica, hoje Ouro Preto, elevada à categoria de Vila somente em 1711, já possuía cerca de 30 mil habitantes.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 194.
O fenômeno demográfico do rápido crescimento populacional de Vila rica (Ouro Preto) no século XVIII é atribuído
ao processo de interiorização da colonização portuguesa no Brasil a partir da expansão da atividade pecuarista, por meio das correntes do sertão de dentro, oriunda da Bahia, e do sertão de fora originária de Pernambuco.
à grande migração de colonos e de pessoas oriundas de Portugal para a região que hoje é Minas Gerais, em função das descobertas de jazidas de ouro e pedras preciosas, o que fez surgirem vários centros urbanos na área.
ao estímulo ao desenvolvimento da colônia, promovido por Sebastião José de Carvalho e Melo, o marquês de Pombal, secretário de Estado do Reino, sob o reinado de D. José I, que incentivou a indústria e a educação no Brasil.
à ocupação de vastos espaços do território da colônia por colonos espanhóis das regiões do Potosi e do Rio da Prata, quando ocorreu a União Ibérica (1580-1640), época em que reis hispânicos governaram o reino de Portugal.
A questão se refere ao rápido crescimento populacional de Vila Rica (atual Ouro Preto) no século XVIII. O crescimento demográfico de Vila Rica foi principalmente devido à descoberta de jazidas de ouro e pedras preciosas na região, o que atraiu um grande número de colonos e pessoas de Portugal. Isso resultou na formação de vários centros urbanos na área.
Considere o contexto histórico do século XVIII no Brasil, conhecido como o Ciclo do Ouro.
Pense sobre o que poderia atrair um grande número de pessoas para uma determinada região em um curto período de tempo.
Reflita sobre os principais fatores que contribuem para o crescimento populacional de uma cidade ou região.
Confundir o período do Ciclo do Ouro com outros períodos históricos do Brasil.
Esquecer que a descoberta de ouro e pedras preciosas foi um grande atrativo para a migração de pessoas para a região de Minas Gerais.
O século XVIII no Brasil foi marcado pelo Ciclo do Ouro, período em que a exploração de ouro e pedras preciosas em Minas Gerais (especificamente na região de Vila Rica) se tornou a principal atividade econômica da colônia. Isso resultou em um rápido crescimento populacional e urbano na região.