Unioeste Tarde 2021

Segundo Martin Heidegger, “metafísica” é o cerne do filosofar, marcado pelo esquecimento do ser. Tendo privilegiado o ente (conjunto de todos os seres), procurando-lhe a região suprema, toda a filosofia foi destinada a ignorar a pergunta explícita pelo ser. “Qual é o sentido de ‘ser’?”, pergunta a obra principal de Heidegger, Ser e tempo. Essa pergunta é diferente da pergunta “O que é ser?”, cujo formato levaria a confundir ser com ente. De um ente podemos dizer o que é, dar- -lhe definição, encontrar suas características; mas ser não tem características, é indefinível, não se reporta a nenhum gênero – e, mesmo assim, seu significado parece óbvio. Todos sabemos o que ser significa, mas ninguém pode dizer algo a respeito.

Com base nisso, o primeiro parágrafo da obra mencionada aduz os três grandes preconceitos por meio dos quais a filosofia ter-se-ia dispensado de investigar o ser. São eles: ser é maximamente universal, e por isso não podemos conhecê-lo (já que conhecer algo seria dizer a que gênero pertence e qual a diferença que o especifica); ser é indefinível; ser é evidente por si mesmo em todo comportamento humano. Em contrapartida, o pensador alemão afirma: da máxima universalidade só descobrimos que ser não é ente; da indefinibilidade somente descobrimos que o discurso sobre ser não é o da definição, não é a linguagem a que estamos habituados no senso comum ou nas ciências, uma vez que estas tratam dos entes; da evidência do significado de ser em todo comportamento descobrimos a tarefa de dar fundamento a essa evidência, já que sabemos sem nada poder dizer, isto é, sabemos sem saber.

 

Partindo do enunciado e de seus conhecimentos, assinale a alternativa INCORRETA.

a

A forma “o que é x?” corresponde a investigações sobre entes; a obra principal de Heidegger pergunta o que é o ser.

b

A obra principal de Martin Heidegger é um tratado filosófico que compreende a filosofia que o precede como metafísica, e esta, como investigação sobre o ente, em detrimento do ser.

c

A metafísica dispensou-se de investigar o ser alegando sua máxima universalidade, indefinibilidade e evidência; Heidegger responde a esses preconceitos a partir da diferença entre ente e ser.

d

A pergunta pelo ser difere de toda pergunta por ente; os entes têm determinações, características, sejam “reais” ou não, e cabe perguntar o que são. Mas, quanto ao ser, esse modo de perguntar é um equívoco.

e

A diferença entre ser e ente implica que a filosofia, a qual pergunta pelo ser dos entes e não pelo ser ele mesmo, toca a questão do ser constantemente, sem enfrentá-la explicitamente.

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Resposta
A

Resolução

A alternativa incorreta é a letra A. De acordo com Heidegger, a pergunta principal da obra Ser e Tempo não é “O que é o ser?”, mas sim “Qual é o sentido de ser?” – justamente para não confundir “ser” com “ente”. A forma “O que é x?” costuma valer para investigações sobre entes (que podem ser definidos e caracterizados), mas “ser” não é definível em termos de gênero e diferença específica. Portanto, a obra não pergunta “o que é o ser?”, mas “qual é o seu sentido?”, reforçando que a alternativa (A), que afirma essa pergunta na forma “O que é o ser?”, está em desacordo com o texto.

Dicas

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Relembre a distinção heideggeriana entre ser e ente.
Que expressão Heidegger utiliza para perguntar sobre o ser?
Preste atenção aos tipos de perguntas aplicáveis a entes.

Erros Comuns

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Acreditar que Heidegger simplesmente pergunta “o que é ser?” tal como se pergunta por um objeto.
Não perceber a distinção entre ‘ser’ e ‘ente’ e, portanto, confundir as noções.
Revisão
  • Ser vs. Ente: Em Heidegger, “ente” refere-se a tudo que existe, podendo ser investigado em termos de “o que é x?”, enquanto “ser” é a condição de possibilidade de tudo o que existe, não limitado a definições nem características.
  • Pergunta pelo Ser: Em Ser e Tempo, Heidegger não pergunta “o que é ser?”, mas “qual é o sentido de ser?”, distinguindo essa indagação de uma abordagem meramente definidora.
  • Crítica à Metafísica: A metafísica tradicional se concentrou no estudo do ente, desconsiderando a questão do sentido de ser. Heidegger pretende retomar essa questão fundamental há muito esquecida.
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