Segundo Luckesi (2011), o ato de avaliar a aprendizagem na escola é um meio de tornar os atos de ensinar e aprender produtivos e satisfatórios. Assim, a avaliação educacional configura-se como um momento importante da prática pedagógica. Marque a alternativa que condiz com o pensamento do autor sobre processo avaliativo.
A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar o processo de ensino e aprendizagem dos educandos.
Os docentes necessitam da comprovação apenas quantitativa dos resultados obtidos no processo de aprendizagem, para avaliar o trabalho desenvolvido.
A avaliação é uma tarefa complexa, pois se resume somente na aplicação de provas, para acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem.
A avaliação tem o objetivo de mensurar os resultados obtidos pelos alunos, com o intuito de classificá-los em uma concepção de educação conservadora.
A avaliação tem o objetivo de identificar as causas das dificuldades recorrentes dos alunos no processo de aprendizagem, com o intuito de reprová-los.