Segundo Immanuel Kant, o homem, sendo afetado por tantas inclinações, é capaz de conceber a ideia de uma razão pura prática, mas não é dotado suficientemente de força para torná-la eficaz in concreto no seu comportamento, por isso a necessidade de uma Metafísica dos Costumes. Sobre a necessidade da metafísica dos costumes, é CORRETO afirmar:
I. Uma Metafísica dos Costumes é indispensavelmente necessária por motivos de ordem especulativa para investigar a fonte dos princípios práticos que residem a priori na razão do homem.
II. Uma Metafisica dos Costumes é indispensável porque os costumes ficam sujeitos a toda sorte de perversão enquanto lhes faltar aquele fio condutor e norma suprema do seu exato julgamento.
III. A Metafísica dos Costumes é indispensável porque afirma que aquilo que é moralmente bom é conforme a lei moral e exclui a necessidade de outros sentimentos, como o amor à lei moral.
IV. A Metafísica dos Costumes é indispensável na construção de caminhos concretos a posteriori, que são eficazes para o sujeito não ser afetado pelas inúmeras inclinações do seu cotidiano.
V. Uma metafísica dos Costumes é indispensável para superar a covardia dos sujeitos medianos presos ao senso comum e aos grandes mestres das filosofias clássicas e autoritárias.
KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos costumes. Tradução: Paulo Quintela. Editora: Edições 70, Lisboa (Prefácio e Primeira Seção).
Apenas a alternativa I e II são corretas.
Apenas I é correta.
As alternativas I, II, III, IV e V são corretas.
Apenas III e IV são corretas.
Apenas II e III são corretas.