Segundo Antônio Joaquim Severino no artigo intitulado “A busca do sentido da formação humana: tarefa da filosofia da educação”, publicado em 2006 na Revista Educação e Pesquisa, “a ideia-força que predomina na Filosofia da Educação na Antiguidade é que a dimensão política é inteiramente derivada da qualidade ética dos sujeitos pessoais. É por isso mesmo que, desde Sócrates, a ética é a força motriz de todo investimento pedagógico”. Sobre a dimensão filosófica e sua relação com a educação na Antiguidade é correto afirmar que:
O conhecimento filosófico deseja o bem, ideia que gera conflito e se contrapõe à filosofia socrática.
A alma não está sujeita à ética e não se relaciona com as reflexões éticas da Antiguidade.
Não há relações possíveis da filosofia com a educação na Antiguidade.
Existia a crença de que se os indivíduos da pólis (cidade) se tornassem indivíduos éticos, a comunidade seria uma comunidade justa.
Virtude é atributo distante da concepção ética e educacional.