UFPA 2016/1

Segundo Antonio Candido, Álvares de Azevedo (1831-1852) pode ser definido como o “poeta da noite, do sono e do sonho” (Na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 1989. p. 46), daí a frequência com que a mulher amada é vista dormindo, como em:

a

“E o pálido mimo da minha paixão / Num longo soluço tremeu e parou, / Sentou-se na praia, sozinha no chão, / A mão regelada no colo pousou!”

b

“Quando falo contigo, no meu peito / Esquece-me esta dor que me consome: / Talvez corre o prazer nas fibras d’alma: / E eu ouso ainda murmurar teu nome!”

c

“A tua alma infantil junto da minha / No fervor do desejo, / Nossos lábios ardentes descorando / Comprimidos num beijo.”

d

“Sonharei... lá enquanto, no crepúsculo, / Como um globo de fogo o sol se abisma / E o céu lampeja no clarão medonho / De negro cataclisma.”

e

“Virgem do meu amor, o beijo a furto / Que pouso em tua face adormecida / Não te lembra do peito os meus amores / E a febre do sonhar de minha vida?”

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar