Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas 2019

Segundo a perspectiva de Antoni Zabala (2010) sobre a função social do ensino, concepções sobre os processos de aprendizagem, instrumentos de análise e avaliação de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir:


I. Existem diferentes formas de classificar as capacidades do ser humano. O sistema educativo deve levar em conta os tipos de capacidade que são diretamente relacionados aos objetivos da educação, como: conteúdos conceituais (fatos, conceitos e princípios); procedimentais (procedimentos, técnicas e métodos); e atitudinais (valores, atitudes e normas).

II. Para Zabala, a melhora de qualquer das atuações humanas não passa pelo conhecimento e pelo controle das variáveis que intervêm nelas. Conhecer essas variáveis não influenciará no planejamento do processo educativo, para, posteriormente, realizar a avaliação do que aconteceu. Portanto, um modelo de percepção da realidade da aula não está vinculado ao planejamento, à aplicação e à avaliação.

III. A avaliação é o processo-chave de todo o processo de ensinar e aprender; sua função se encontra estreitamente ligada à função que se atribui a todo o processo. Nesse sentido, suas possibilidades e potencialidades se vinculam para a forma que as próprias situações didáticas adotam.

IV. A presença de opções claras sobre a função do ensino e da maneira de entender os processos de ensino/aprendizagem e que dão um sentido ou outro à avaliação soma-se à necessidade de objetivos com finalidades específicas que atuam como referencial concreto da atividade avaliadora, que a faça menos arbitrária e mais justa.


Assinale


a

se todas as afirmativas forem verdadeiras.

b

se apenas as afirmativas I, II e III forem verdadeiras.

c

se apenas as afirmativas I, II e IV forem verdadeiras.

d

se apenas as afirmativas I, III e IV forem verdadeiras.

e

se apenas as afirmativas II, III e IV forem verdadeiras.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
D
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Murilo Martins
Com a ajuda da AIO, aumentei os meus acertos nos simulados e no ENEM, além de garantia uma TRI mais elevada. Recomendo a AIO para estudantes de todo nível, sendo uma maneira de alavancar a sua nota no menor tempo possível!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar