Segundo a perspectiva conceitual de Tomaz Tadeu da Silva (1999), o currículo escolar deve ser entendido como parte fundamental da ação da escola no processo de formação estudantil. A respeito do currículo, é correto afirmar:
é sinônimo de Projeto Político-Pedagógico e pode ser avaliado a partir da qualidade na elaboração das disciplinas que o compõe.
deve ser compreendido como a soma das disciplinas sistematizadas ofertadas em um ano letivo, cujo conteúdo permite ao estudante desenvolver suas capacidades cognitivas.
compreende a ação cotidiana da escola sobre a formação do comportamento dos estudantes, tendo como referência o desenvolvimento de um comportamento civilizado e patriótico.
deve ser elaborado a partir da realidade local da escola, portanto cada escola deve elaborar seu próprio currículo e decidir sobre as capacidades desejadas para seus estudantes, mantendo a coerência com os aspectos culturais de cada comunidade.
pode ser entendido como o conjunto de experiências formativas e intencionais/não-intencionais desenvolvidas pela escola para a formação integral dos estudantes. Do mesmo modo, pode ser identificado como um espaço de contestação ou busca de legitimidade de certos conteúdos da formação.