Segundo a biomédica Marcela Lemos “a diminuição da quantidade de hemoglobina pode acontecer em caso de anemia, cirrose, linfoma, leucemia, hipotireoidismo, insuficiência renal, talassemia, porfiria e hemorragia, por exemplo. Além disso, a hemoglobina baixa também pode acontecer devido à deficiência de ferro e vitaminas, além do uso de medicamentos para tratar câncer e AIDS, por exemplo.
O número baixo de hemoglobina no sangue pode causar sintomas como cansaço frequente, falta de ar e palidez, devendo ser identificada a causa e iniciado o tratamento de acordo com orientação médica. ”
https://www.tuasaude.com/hemoglobina/com adaptação.
Os valores de referência da hemoglobina considerados em quantidade normal podem ser representados por diferentes expressões, sendo para o homem a expressão H(x) = 16 + 2sen(θx) e para mulher M(x) = 14 + 2sen(θx), onde temos θ como uma constante e que as expressões estão em g/dL. Sabe-se que abaixo do valor mínimo de cada expressão a hemoglobina é considerada baixa, de tal forma uma pessoa pode chegar no limite de até uma unidade abaixo do valor mínimo de cada expressão. Com base nas informações apresentadas, julgue os itens que se seguem:
(01) - Valor tolerável para a baixa hemoglobina da mulher de 11 g/dL.
(02) - Valor para que a hemoglobina do homem esteja “normal” é de 14 a 18 g/dL.
(03) - Valor para que a hemoglobina da mulher esteja “normal” é de 12 a 14 g/dL.
(04) - Valor Máximo da hemoglobina “normal” do homem excede a da mulher em 2 g/dL.
O resultado da soma das corretas é:
04
05
06
07
08