Se um litro de óleo utilizado para fritar alimentos em sua casa for jogado no ralo da pia ou na descarga do banheiro, essa ação pode provocar, no meio ambiente, a contaminação de cerca de 10 mil litros de água. Então, para ajudar a preservar o meio ambiente, é possível que se faça sabão em barra a partir do óleo usado, de forma caseira, bastando, para tanto, seguir o procedimento abaixo.
1. Coloque 1,5 L de água para aquecer a aproximadamente 70 ºC.
2. Misture, em um balde de plástico, 1,0 kg de soda cáustica em escamas e 1,0 L de água quente. Despeje a água devagar e, cuidadosamente, mexa com uma colher de pau até a soda dissolver por completo. 3. Acrescente, à mistura, 5,0 L de óleo de cozinha usado (coado para eliminar resíduos) e continue mexendo (em torno de 40 minutos) até a mistura ficar homogênea e um pouco mais espessa.
4. Acrescente, à mistura, um pouco de sabão em pó dissolvido em 0,5 L da água quente e detergente líquido com o aroma de sua preferência. Esses dois ingredientes são opcionais, mas são usados para que o sabão produza espuma e tenha um aroma agradável.
5. Mexa por mais 5 minutos e, quando a mistura estiver bastante espessa, coloque-a em um recipiente plástico e deixe em repouso por 5 horas.
6. Após esse tempo, corte o sabão em barras e aguarde uma semana para usá-lo.
Considerando o processo de fabricação caseira de sabão para reaproveitamento de óleo de cozinha, assinale a proposição verdadeira.
Ao invés de utensílios metálicos, são utilizados utensílios de plástico e madeira em todas as fases do processo, para evitar reação do metal com a soda cáustica.
Na produção do sabão caseiro ocorre hidrólise alcalina entre um éster e uma base inorgânica fraca.
A reação dessa experiência é denominada de saponificação, pelo fato de utilizar-se como reagente um ácido graxo para produzir sabão.
A equação química dessa reação pode ser escrita da seguinte forma: óleo ou gordura + base forte → sabão + aldeído.