Se tomarmos como referência a história econômica mundial, veremos que o fenômeno da globalização é recente, não ultrapassando cinco séculos de existência. Tendo sua origem com a expansão marítima europeia no século XV, amadurece com a Revolução Industrial e as políticas imperialistas e colonialistas do século XIX, e se consolida com a globalização neoliberal do século XX. Cada etapa apresenta seus contornos ideológicos e seus significados históricos. (SE TOMARMOS... 2017).
SE TOMARMOS como referência a história econômica mundial. Disponível em:< http://cchla.ufrn.br/interlegere/revista/pdf/3/es01.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2017.
As políticas imperialistas e colonialistas do século XIX provocaram desdobramentos nas sociedades mundiais, a exemplo
do processo civilizatório imposto às sociedades africanas, que evoluíram do estágio da barbárie para o estágio de civilização, sob a influência da cultura branca, ocidental hebraica-cristã.
da universalização dos princípios da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, ao garantir a aplicação dos princípios básicos da Revolução Francesa nas áreas coloniais.
da insatisfação da Alemanha com a partilha da África, tensionando as relações internacionais e contribuindo para o crescimento da corrida armamentista, que contribuíram para a eclosão da Primeira Guerra Mundial.
das lutas pela libertação nacional, nas colônias afro-asiáticas, com o apoio da Alemanha nazista, objetivando o enfraquecimento político e econômico da Inglaterra e da França.
da política de isolamento dos Estados Unidos, que se isentou das disputas por mercado e da conquista por áreas de dominação imperialista, voltando-se para seu desenvolvimento interno, após a Guerra de Secessão.