Se a exploração descontrolada e predatória de madeira verificada atualmente continuar por mais alguns anos, pode-se antecipar a extinção de diversas espécies de árvores nativas da floresta amazônica. Tal espécie de vegetação já desapareceu de extensas áreas do Pará, de Mato Grosso, de Rondônia, e há indícios de que a diversidade e o número de indivíduos existentes podem não ser suficientes para garantir a sustentabilidade de trechos da floresta. A diversidade é um elemento fundamental na sobrevivência de qualquer ecossistema. Com relação ao problema descrito no texto, assinale a alternativa correta.
O desinteresse do mercado madeireiro internacional pela madeira contribuiu para a redução da exploração predatória de diversas espécies de árvores da floresta amazônica.
O surgimento de áreas destinadas à pastagem de animais contribuiu para a redução do ritmo de desmatamento da floresta amazônica.
As causas naturais decorrentes das mudanças climáticas globais contribuem mais para a extinção das árvores da floresta do que a interferência humana.
A extração predatória de madeira pode reduzir o número de espécies de árvores nativas da floresta amazônica e prejudicar sua diversidade genética.
A redução do número de árvores ocorre na mesma medida em que aumenta a diversidade biológica da floresta região amazônica.