São quatro os principais tipos de memória que correspondem à estruturas cerebrais diversas. Com relação às principais formas de memória de interesse à semiologia neurológica, psicopatológica e neuropsicológica, assinale a alternativa CORRETA:
A memória semântica é frequentemente implícita (mas pode ser, eventualmente, explícita). Ela é a representação de curto prazo dos conhecimentos que temos sobre o mundo, entre eles, o significado das palavras, dos objetos e das ações.
Exemplos de memória de procedimento são habilidades motoras e perceptuais mais ou menos complexas (andar de bicicleta, digitar no computador, tocar um instrumento musical, bordar, etc.), habilidades visuoespaciais (como a capacidade de aprender soluções de labirintos e quebra-cabeças) e habilidades automáticas relacionadas ao aprendizado de línguas (regras gramaticais incorporadas na fala automaticamente, decorar a conjugação de verbos de uma língua estrangeira, etc.).
A memória de trabalho é, de modo geral, uma memória implícita, inconsciente e que exige esforço.
Memória episódica trata-se de memória implícita, de curtíssimo e curto prazos, relacionada a eventos específicos da experiência pessoal do indivíduo, ocorridos em determinado contexto.
A memória de procedimentos, de modo geral, é explícita e declarativa. Trata-se de um tipo de memória nada automática e consciente.