Sabe-se que a uma pressão atmosférica normal (1 atm), ao nível do mar, a água ferve em 100° C. Para maiores altitudes, onde a pressão atmosférica é menor, a ebulição da água ocorre em temperaturas mais baixas.
A relação entre pressão e temperatura de ebulição da água é presente no dia a dia das pessoas, como por exemplo, o uso de uma panela de pressão para cozinhar os alimentos. A funcionalidade deste tipo de panela relaciona-se com os parâmetros termodinâmicos mencionados.
Assim, é correto afirmar que
na cidade de La Paz, a aproximadamente, 3600 metros de altitude em relação ao nível do mar, é possível ferver a água em 100° C.
na cidade de Brasília, a aproximadamente 1100 metros de altitude em relação ao nível do mar, é possível ferver a água a uma temperatura maior que 100° C.
a diminuição da pressão atmosférica gera redução na temperatura de ebulição da água.
em uma panela de pressão, a água está inserida em um ambiente com maior pressão; portanto sua temperatura de ebulição será menor que 100° C.
em uma panela de pressão, a água está inserida em um ambiente com menor pressão; portanto sua temperatura de ebulição será maior que 100° C.