Sabe aquele receio, só de pensar em ir ao consultório odontológico? Aquela sensação, só de pensar no barulho da broca? Pois bem, isso poderá estar perto de acabar. Muitos profissionais já vêm recorrendo a um analgésico que promete relaxar e tranquilizar até mesmo os pacientes mais ansiosos e aflitos.
O analgésico, que é composto por uma mistura de óxido nitroso e gás oxigênio, só pode ser ministrado por profissionais treinados e autorizados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). “É por meio de duas válvulas que o profissional consegue regular a mistura dos gases que chega até a máscara nasal, por onde o paciente inala o analgésico. Durante todo o atendimento, o paciente é monitorado pelo profissional habilitado”, explica a Simone Matos, dentista da Well Clinic.
O gás, que tem efeito calmante, controla a ansiedade e apreensão do paciente em relação à dor. O uso do analgésico pode, inclusive, acabar com o medo que geralmente crianças têm de consultórios odontológicos, levando em consideração que o paciente se mantém consciente e se movimentando normalmente durante todo o procedimento.
Além disso, as chances de sedação profunda podem ser anuladas, uma vez que a mistura entre o óxido nitroso e o gás oxigênio é seguramente balanceada. A contraindicação do método ocorre em casos pontuais, quando pode haver a potencialização de outras substâncias que os pacientes possam estar usando, como anestésicos locais ou sedativos endovenosos, por exemplo. Facilmente eliminado pelo organismo, após cerca de cinco minutos do término da inalação, o paciente já terá perdido totalmente os efeitos do analgésico. “Após a consulta, não há nenhuma restrição ao paciente que é submetido ao óxido nitroso. Ele pode, inclusive, sair do atendimento e dirigir sem problemas”, exemplifica a dentista.
Disponível em: <http://www.segs.com.br/saude/76144-chega-de-medo-dentistas-recorrem-ao-oxido-nitroso-para-aliviar-ansiedade-de-pacientes.html>.
Em relação ao gás oxigênio e ao óxido nitroso mencionados no texto acima, assinale a alternativa correta.
A molécula de gás oxigênio é polar e apresenta em sua estrutura duas ligações covalentes dativas.
A molécula de óxido nitroso tem fórmula mínima NO2 e apresenta geometria linear.
O óxido nitroso é classificado como indiferente ou neutro, pois não reage nem com água, nem com ácidos, tampouco com bases.
O número de oxidação do átomo de nitrogênio na molécula de óxido nitroso é 2+.
O gás oxigênio é uma substância composta formada por átomos de um mesmo elemento químico.