FBD 2017/1

  Rousseau acreditava na seguinte tese: “O homem é bom por natureza, sendo a vida em sociedade o fator de sua corrupção. Ou seja, ele nasce bom, mas o meio o corrompe, tornando-o mal.”

  Hobbes, em contrapartida, tinha por tese que o homem é mal por natureza, apresentando três causas principais de discórdia, a saber, a competição, a desconfiança e a glória, voltadas, respectivamente, para a obtenção de lucro, segurança e reputação.

  Nessa concepção, podem-se distinguir dois momentos: o tempo em que os homens são capazes de manter um respeito mútuo, que seria o tempo de paz; e o tempo de luta de todos contra todos, ou tempo de guerra.

Disponível em: <http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/1546/A-violencia-e-aineficacia-das-leis>. Acesso em: 16 set. 2016.

A concepção de Rousseau de que o homem é bom por natureza, sendo a vida em sociedade o fator de sua corrupção busca a compreensão sobre o indivíduo e suas relações com a sociedade.

Dentro do âmbito dessas reflexões, pode-se afirmar:

a

A filosofia de São Tomás de Aquino buscava extinguir da sociedade medieval qualquer pensamento racionalista, buscando instituir no Sacro Império Romano Germânico um Estado teocrático.

b

O Liberalismo, surgido com o Iluminismo, defendia que a bondade faz parte da natureza humana e que a origem de todos os males sociais ocorreu a partir do surgimento da propriedade privada. 

c

O Maoísmo identificava, na ideologia individualista e burguesa, um dos males da humanidade, fato que desencadeou o autoritarismo da Revolução Cultural para depurar a sociedade chinesa de elementos considerados capitalistas. 

d

O Estado de Bem-Estar Social concebia a bondade da natureza humana, corrompida com a desigualdade social, sendo necessárias políticas que limitassem os meios privados de produção. 

e

O Neoliberalismo percebia que a maldade é intrínseca à natureza humana, sendo que apenas um Estado forte e interventor garantiria a preservação e a defesa da propriedade particular.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C
Tempo médio
4 min
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar