(Ribeiro, 2015) A ausculta pulmonar é um método semiológico básico para indivíduos com doenças respiratórias agudas ou crônicas. O conhecimento consistente deste exame é necessário para uma boa prática clínica e a queda da prescrição de tratamento para um indivíduo com estas doenças. Sobre os ruídos adventícios auscultáveis em um exame físico, assinale a alternativa CORRETA:
Roncos: representa um som grave resultante do aumento da resistência das vias aéreas por acúmulo de secreções, especialmente em brônquios de pequeno calibre.
Sibilos: são ruídos contínuos e agudos que podem ser localizados ou generalizados. Este som é representativo de quando há abertura e fechamento cíclico das unidades alveolares.
Estertores crepitantes: são ruídos finos, homogêneos, de mesmo timbre e intensidade, sendo auscultados apenas na fase inspiratória.
Cornagem: ocorre quando há dilatação das vias aéreas superiores, possui grande intensidade sonora e pode ser audível à distância.
Estertores subcrepitantes: são sons que se assemelham ao rompimento de bolhas e representam a presença de edema localizado em região alveolar.