Retrato
Cecília Meireles
Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil:
– Em que espelho ficou perdida a minha face?
In: MEIRELES, Cecília. Flor de poemas. Rio de Janeiro: Companhia José Aguilar, 1972, p. 63-64.
Lizongea outra vez impaciente a retenção de sua mesma desgraça, aconselhando a esposa neste regallado soneto
Gregório de Matos
Discreta, e formosíssima Maria,
Enquanto estamos vendo a qualquer hora
Em tuas faces a rosada Aurora,
Em teus olhos, e boca o Sol, e o dia:
Enquanto com gentil descortesia
O ar, que fresco Adônis te namora,
Te espalha a rica trança voadora,
Quando vem passear-te pela fria:
Goza, goza da flor da mocidade,
Que o tempo trota a toda ligeireza,
E imprime em toda a flor sua pisada.
Oh não aguardes, que a madura idade
Te converta em flor, essa beleza
Em terra, em cinza, em pó, em sobra, em nada.
In: MATOS, Gregório de. Obra poética. v. 1. Rio de Janeiro: Record, 1990, p.507
A partir dos poemas, podemos afirmar que
I - ambos vinculam-se à mesma escola literária, o Modernismo.
II - no poema de Cecília Meireles, o sujeito lírico, ao enxergar seu reflexo no espelho, mostra-se preocupado com a fugacidade da beleza.
III - ambos têm em comum a ideia de que o tempo transforma a aparência das pessoas.
IV - o tom aconselhador do Boca do Inferno, característico de alguns de seus poemas, muitas vezes irônicos e jocosos, mostra-se nas duas últimas estrofes do soneto.
V - Gregório de Matos escreveu o título desse seu soneto em uma linguagem arcaica com a intenção de aproximá-la das cantigas de escárnio, distantes de seu fazer poético.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas IV e V estão corretas.
Somente a afirmativa I está correta.
Nenhuma das alternativas está correta.
Identifique a escola literária de cada autor e elimine as afirmativas que atribuam a ambos a mesma escola.
Considere o conteúdo temático dos poemas, focando na passagem do tempo e suas consequências, para validar as afirmativas.
Reflita sobre o estilo de escrita de Gregório de Matos e como ele se manifesta no soneto apresentado.
Confundir as escolas literárias dos autores.
Interpretar erroneamente o tema central de cada poema.
Não reconhecer o estilo característico de Gregório de Matos.
Para resolver a questão, é importante revisar: