Retirando-se um anel completo da casca de um tronco (anel de Malpighi) de uma árvore, observa-se, após algumas semanas, o aumento em espessura na região do caule acima do anel de Malpighi, levando a planta à morte.
A remoção do anel da casca do tronco:
impede o fluxo de hormônios vegetais, como as auxinas que promovem o crescimento das raízes, causando a morte da planta.
impede que os açúcares que compõem a seiva elaborada nas folhas pela fotossíntese cheguem até as raízes, que morrem por falta de alimento.
interrompe o fluxo de seiva bruta e de seiva elaborada ao longo dos vasos do xilema e do floema, impedindo a fotossíntese e a nutrição das raízes.
interrompe o fluxo de água na planta, entre a copa e as raízes, levando ao ressecamento das raízes e ao murchamento das folhas, impedindo a fotossíntese.
impede que a água e os sais minerais absorvidos pela raiz cheguem às folhas, impedindo a realização da fotossíntese e a produção de seiva elaborada.