Requiem aeternam dona eis, Domine (Repouso eterno, concede-lhes, Senhor). Com essas palavras, inicia-se o intróito da missa pro defunctis (missa para o falecido), também conhecida como missa de réquiem (ou, simplesmente, réquiem), cerimônia da liturgia católico-romana na qual se honra a alma de uma pessoa falecida, ou de mais de uma, e por ela se intercede. As seções da missa que eram originalmente cantadas de forma monofônica pelo oficiante passaram a ter um tratamento musical mais elaborado e em vozes a partir da Idade Média. Desde então, tais seções suscitaram grande número de composições musicais, primariamente destinadas ao uso litúrgico, como, por exemplo, o famoso Requiem, de W. A. Mozart. No entanto, o caráter dramático do texto, especialmente na Sequência, na qual se descreve o dia da ira de Deus e o iminente julgamento da humanidade no dia do juízo final, resultou em concepções que fizeram do réquiem um gênero próprio, especialmente no século XIX, havendo versões não apropriadas para uso na igreja, principalmente em virtude do grande número de instrumentos e vozes empregados nesse gênero musical.
Internet: (com adaptações).
Com base no texto e na obra The Passing apresentados acima, julgue o item a seguir.
Considere que o artista visual Bill Viola se baseia na relação entre a vida individual interna e a experiência do corpo, em experiências humanas universais, como o nascimento, a morte, o despertar da consciência, o renascimento, e encontra as raízes de seu trabalho tanto nas artes orientais como nas ocidentais, além de se inspirar em múltiplas tradições espirituais. A instalação The Passing, mostrada acima, apresenta três momentos: o nascimento, uma pessoa boiando na água e uma pessoa morrendo. Diante dessas informações, é correto concluir que o segundo momento representa a vida humana ativa entre os instantes do nascimento e da morte.
CERTO
ERRADO