Relacione as colunas abaixo, em relação ao romance Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida.
Relacione as colunas abaixo:
(1) Ausência de traço idealizante feminino
(2) Traço da prosa romântica
(3) O anti-herói, o picaresco
(4) Possível triângulo amoroso
( ) “Em certas casas os agregados eram muito úteis, porque a família tirava grande proveito de seus serviços, e já tivemos ocasião de dar exemplo disso quando contamos a história do finado padrinho de Leonardo; outras vezes porém e estas eram em maior número, o agregado, refinado vadio, era uma verdadeira parasita que se prendia à árvore familiar, que lhe participava da seiva sem ajudá-la a dar os frutos, e o que é mais ainda, chegava mesmo a dar cabo dela. [...] Em qual dos dous casos estava ou viria a estar em breve o nosso amigo Leonardo? O leitor que o decida pelo que se vai passar.” (p. 85)
( ) “Leonardo ao entrar lançou logo os olhos para a sobrinha de Dona Maria; porém, sem saber por quê, não teve desta vez mais vontade de rir-se; entretanto a menina continuava a ser feia e esquisita; nesse dia estava ainda pior do que os outros. Dona Maria tinha tido pretensões de asseá-la; vestira-lhe um vestido branco muito curto, pusera-lhe um lenço de seda encarnado ao pescoço, e penteara-a de bugres.” (p. 54)
( ) “Afinal de contas a Maria sempre era saloia, e o Leonardo começava a arrepender-se seriamente de tudo que tinha feito por ela e com ela. E tinha razão, porque, digamos depressa e sem mais cerimônias, havia ele desde certo tempo concebido fundadas suspeitas de que era atraiçoado.” (p. 13)
( ) A obra se encerra com um “final feliz”, o que se observa já no título dos dois últimos capítulos: “A morte é juiz”
(cap. 47) e “Conclusão feliz” (cap. 48).
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
1 – 3 – 4 – 2
2 – 4 – 3 – 1
2 – 3 – 1 – 4
4 – 1 – 2 – 3
3 – 1 – 4 – 2