Referindo-se a Walter Benjamin, a filósofa Jeanne Marie Gagnebin afirma que “seu primeiro texto traduzido no Brasil foi A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica. O ensaio introduz hipóteses essenciais para uma teoria da arte contemporânea, marcada, segundo Benjamin, pela ‘reprodutibilidade técnica’, central na fotografia e no cinema, que abole progressivamente ‘aura’ de unicidade e de autenticidade da obra de arte”.
Gagnebin, J. M. Walter Benjamin na era da reprodutibilidade técnica. In: Folha de São Paulo, em 07/10/2012. Disponível em: https://m.folha.uol.com.br/ilustrissima/2012/10/1164782wa lter-benjamin-na-era-da-reprodutibilidade-tecnica.shtml.
Sobre o conceito benjaminiano de reprodutibilidade técnica, é correto afirmar que
doravante não podemos mais distinguir, entre as obras imagéticas autorais da tradição, as que são autênticas ou não.
as obras, cujas técnicas de reprodução são também técnicas de produção, não possuem mais autores nem contexto histórico.
suas obras diferem das da tradição, porque, à diferença destas últimas, não testemunham uma transmissão cultural.
se constitui na única possibilidade de obras de arte realmente autênticas na experiência social, cultural e estética atual.