Referente à epidemiologia descritiva, é INCORRETO afirmar que:
a epidemiologia descritiva constitui a primeira etapa da aplicação do método epidemiológico, com o objetivo de compreender o comportamento de um agravo à saúde numa população.
os caracteres epidemiológicos relativos à pessoa referem-se especialmente a gênero, idade, escolaridade, nível socioeconômico, etnia, ocupação, situação conjugal.
ao descrevermos os caracteres epidemiológicos relativos a lugar, focalizamos o padrão do comportamento das doenças em amplos períodos, pelo levantamento de séries históricas, com o objetivo de caracterizar tendências e variações regulares por meio de pesquisas de caso-controle.
nos estudos descritivos, os dados são reunidos, organizados e apresentados na forma de gráficos, tabela com taxas, médias e distribuição, segundo atributos da pessoa, do tempo e do espaço, sem o objetivo de se estabelecer associações ou inferências causais.
na fase de estudos epidemiológicos descritivos, é possível responder a questões como “quem?” “quando?” “onde?”, ou, em outros termos, descrever os caracteres epidemiológicos básicos.