ENEM 2021

Reaprender a ler notícias
 

    Não dá mais para ler um jornal, revista ou assistir a um telejornal da mesma forma que fazíamos até o surgimento da rede mundial de computadores. O Observatório da Imprensa antecipou isso lá nos idos de 1996 quando cunhou o slogan “Você nunca mais vai ler o jornal do mesmo jeito”. De fato, hoje já não basta mais ler o que está escrito ou falado para estar bem informado. É preciso conhecer as entrelinhas e saber que não há objetividade e nem isenção absolutas, porque cada ser humano vê o mundo de uma forma diferente. Ter um pé atrás passou a ser regra básica número um de quem passa os olhos por um primeiro página, capa de revista ou chamadas de um noticiário na TV.

 

    Há uma diferença importante entre desconfiar de tudo e procurar ver o maior número possível de lados de um mesmo fato, dado ou evento. Apenas desconfiar não resolve porque se trata de um atitude passiva. É claro, tudo começa com a dúvida, mas a partir dela é necessário ser proativo, ou seja, investigar, estudar, procurar os elementos ocultos que sempre existem numa notícia. No começo é um esforço solitário que pode se tornar coletivo à medida que mais pessoas descobrem sua vulnerabilidade informativa.

Disponível em: www.observatoriodaimprensa.com br. Acesso em: 30 set 2015 (adaptado)

 

No texto, os argumentos apresentados permitem inferir que o objetivo do autor é convencer os leitores a

a

buscarem fontes de informação comprometidas com a verdade.

b

privilegiarem notícias veiculadas em jornais de grande circulação.

c

adotarem uma postura critica em relação às informações recebidas.

d

questionarem a prática jornalística anterior o surgimento da internet.

e

valorizarem reportagens redigidas com imparcialidade diante dos fatos.

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Resposta
C
Tempo médio
1 min

Resolução

Análise da Questão:

A questão pede para identificar o objetivo principal do autor com base nos argumentos apresentados no texto "Reaprender a ler notícias". O texto discute a mudança na forma de consumir notícias após o advento da internet, enfatizando a necessidade de uma nova abordagem.

Passo a Passo da Solução:

  1. Leitura Atenta do Texto: Leia o texto focando nos argumentos centrais. O autor afirma que não se pode mais ler notícias como antes ("Não dá mais para ler [...] da mesma forma"), menciona o slogan "Você nunca mais vai ler o jornal do mesmo jeito" e destaca que "não há objetividade e nem isenção absolutas".
  2. Identificação da Tese Central: O ponto principal é que a informação não é neutra e, portanto, a leitura deve ser mais cuidadosa e ativa. O autor defende que "Ter um pé atrás passou a ser regra básica número um" e que é preciso ir além da simples desconfiança, sendo "proativo, ou seja, investigar, estudar, procurar os elementos ocultos".
  3. Análise das Alternativas: Avalie cada opção à luz da tese identificada:
    • A: O texto questiona a existência de fontes totalmente comprometidas com a "verdade" absoluta, pois afirma que "não há objetividade e nem isenção absolutas". Logo, buscar tais fontes não é o objetivo principal proposto.
    • B: O texto não sugere privilegiar jornais de grande circulação; a crítica e a nova forma de ler aplicam-se a qualquer fonte de notícia na era digital.
    • C: Esta opção reflete diretamente a recomendação do autor. "Ter um pé atrás", "investigar", "estudar", "procurar os elementos ocultos" são todas ações que compõem uma postura crítica em relação ao que se lê.
    • D: Embora o texto mencione a mudança trazida pela internet, o foco não é questionar a prática jornalística *anterior*, mas sim instruir sobre como lidar com a informação *agora*, independentemente da fonte ou do meio.
    • E: O autor explicitamente nega a existência de imparcialidade absoluta ("não há objetividade e nem isenção absolutas"). Portanto, valorizar algo que ele considera inexistente ou inatingível não pode ser seu objetivo.
  4. Conclusão: A alternativa que melhor encapsula o objetivo do autor, conforme expresso pelas suas recomendações e argumentos, é a C. Ele quer convencer os leitores a não aceitarem passivamente as informações, mas a analisá-las criticamente.

Resposta Final:

O objetivo do autor é convencer os leitores a adotarem uma postura crítica em relação às informações recebidas, como indicado pela necessidade de "ter um pé atrás", "investigar, estudar, procurar os elementos ocultos".

Dicas

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Qual é a principal mudança na forma de ler notícias que o autor aponta?
Que ações o autor sugere que o leitor tome ao se deparar com uma notícia?
Qual a opinião do autor sobre a objetividade e a isenção no jornalismo?

Erros Comuns

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Interpretar a recomendação de "ter um pé atrás" como uma busca por fontes 'verdadeiras' (levando à alternativa A).
Confundir a menção à mudança causada pela internet com uma crítica ao jornalismo pré-internet (levando à alternativa D).
Acreditar que, apesar da crítica, o autor ainda valoriza a busca pela imparcialidade jornalística (levando à alternativa E).
Não perceber que a essência do texto é a promoção de uma atitude ativa e crítica por parte do leitor, e não apenas uma constatação sobre a mídia.
Revisão

Revisão de Conceitos:

  • Interpretação de Texto: Habilidade de compreender o sentido global de um texto, identificar suas ideias principais, a tese do autor e os argumentos que a sustentam.
  • Objetivo do Autor (Intencionalidade): Capacidade de inferir qual a intenção do autor ao escrever o texto: informar, persuadir, criticar, entreter, etc. No caso de textos argumentativos, como este, o objetivo geralmente é convencer o leitor sobre um ponto de vista.
  • Leitura Crítica: Abordagem de leitura que envolve análise, questionamento e avaliação das informações apresentadas, considerando o contexto, a fonte, os possíveis vieses e as intenções do autor. O texto explicitamente advoga por essa postura.
  • Objetividade e Imparcialidade no Jornalismo: Conceitos que se referem à capacidade de apresentar fatos sem distorções ou opiniões pessoais. O autor do texto questiona a possibilidade de objetividade e isenção absolutas.
52%
Taxa de acerto
14.9
Média de pontos TRI
Habilidade

Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
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