“Rato, rato, rato/ Porque motivo tu roeste meu baú?/ Rato, rato, rato, Audacioso e malfazejo gabiru./ Rato, rato, rato, Eu hei de ver ainda o teu dia final,/ A ratoeira te persiga e consiga,
Satisfazer meu ideal.
Quem te inventou?/ Foi o diabo, não foi outro, podes crer/ Quem te gerou? Foi uma sogra pouco antes de morrer!
Quem te criou? Foi a vingança, penso eu,
Rato, rato, rato, rato,
Emissário do judeu.
Quando a ratoeira te pegar,/ Monstro covarde, não me venhas,
A gritar, por favor./ Rato velho, descarado, roedor
Rato velho, como tu faz horror!
Vou provarte que sou mau,
Meu tostão é garantido,
Não te solto nem a pau.”
(Polca choro, de Casimiro da Rocha, gravado pela primeira vez com letra, em 1913 IN: http://www.vagalume.com.br/ademildefonseca/ratorato.html#ixzz2TM2SZTRq – Acesso em 15 de maio de 2013)
Considerando o contexto da letra de música acima, é correto afirmar que:
No início do século XX, o Rio de Janeiro estava infestado de doenças infecciosas decorrente da falta de higiene da população e condições insalubres das moradias, fruto da transferência da capital do país para Brasília e o abandono da cidade pelas autoridades federais;
Na época, foi Osvaldo Cruz o médico responsável pela tarefa de empreender ações profiláticas e higienistas, na cidade de São Paulo para reduzir a ocorrência dos vetores infectados, principalmente os ratos, que causavam considerável número de mortes;
Para combater as doenças no Rio de Janeiro, foram demolidos cortiços, desratizadas e dedetizadas casas, isolados doentes, proibida a ordenha de vacas nas ruas, a criação de porcos em casa e os desobedientes presos, medidas que não contaram com o apoio da população incrédula quanto à eficácia das ações mitigadoras e revoltada com o autoritarismo das normas;
No Rio de Janeiro, as ações do sanitarista Carlos Chagas obtiveram excelentes resultados, mas lhe custou uma série de críticas e revoltas incentivada pela oposição, superada depois que o mesmo descobriu o vetor da doença de Chagas;
Eram comuns charges, galhofas e letras de músicas defendendo as ações profiláticas, como a polca “Rato rato”, música exemplo desse momento conturbado que amparava a erradicação da peste bubônica doença transmitida por meio das pulgas alojadas nos roedores.