Quase todas as funções dinâmicas de um organismo vivo dependem das proteínas. Essas macromoléculas contribuem com mais de 50% da massa seca da maioria das células e são imprescindíveis nas várias funções dos organismos. Todas as proteínas são compostas pelo mesmo conjunto de vinte aminoácidos, ligados na forma de polímeros não ramificados. A variedade das proteínas depende do quantitativo e da sequência dos aminoácidos na estrutura primária de uma proteína.
Toda proteína desempenha uma função importante nos seres vivos e algumas dessas proteínas são bem conhecidas, como:
I. O colágeno que é uma proteína abundante nos tendões, nas cartilagens e nos ossos, além da pele; sem considerar sua presença no sangue, como transportador de hormônios.
II. A queratina que está presente na superfície da pele, nas unhas, nos bicos de aves, nas garras, nos pelos dos vertebrados, entre outros, e se apresenta em estrutura globular.
III. A actina e a miosina são proteínas importantes nos músculos e desempenham papel biológico da contração muscular e são fundamentais para o movimento.
IV. A albumina que é a proteína mais abundante no plasma, onde confere viscosidade e pressão osmótica no sangue, enquanto que, na clara do ovo, funciona como reserva alimentar para embriões.
V. As enzimas, que catalisam todas as reações que ocorrem nos seres vivos, são bem específicas para seus substratos, além de se caracterizarem por estrutura fibrosa.
É correto apenas o que se afirma em
I, III, IV e V.
I, II e III.
III e V.
III e IV.
II e IV.