Quanto às críticas à Escola de Administração Clássica, nas perspectivas de Motta e Vasconcelos (2006, p. 36-37), analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - Um estudo muito importante sobre a Administração Científica foi publicado em 1915. Esse estudo foi elaborado por Robert Hoxie, que tinha sido indicado pela Comissão Americana de Estudos Industriais para realizar uma investigação profunda sobre os métodos de trabalhos propostos por Taylor. Hoxie visitou fábricas e procedeu a uma série de entrevistas com operários e dirigentes de empresas que estavam empregando as técnicas da Administração Científica para julgar a natureza delas. Dirigentes e donos de empresas estavam sendo acusados por sindicados e associações de trabalhadores de utilizar essas técnicas para explorar os trabalhadores
PORQUE,
II - para os críticos do sistema, o objetivo da Administração Científica era aumentar o lucro da classe dirigente à custa da limitação dos direitos e do bem-estar dos empregados. Dessa forma, a Administração Científica definia o trabalhador como um mero instrumento da produção. Ele era reduzido a uma ferramenta ou máquina dentro da grande engrenagem produtiva. Criticava-se também o fato de a classe trabalhadora perder a “voz” e o direito de opinar na elaboração de processos produtivos.
Sobre as asserções é correto afirmar que
as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
as duas são falsas.