Procuradoria Geral do Estado 2021

Quanto às concessões comuns de serviço público (Lei nº 8.987/1995), assinale a alternativa correta.

a

As modalidades de licitações e critérios de julgamento para concessão comum de serviço público são processadas apenas nos termos da Lei nº 8.666/1993, que é a norma geral de licitações brasileira.

b

O equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão comum de serviço público deve ser avaliado segundo o valor do contrato e submetido aos limites do Art. 65 da Lei nº 8.666/1993.

c

Como as concessões comuns de serviço público são investimentos de longo prazo, com data certa de encerramento, os seus contratos são improrrogáveis.

d

As concessões comuns de serviço público têm como requisito formal a constituição de fundo garantidor.

e

Os editais e contratos das concessões comuns de serviço público não podem exigir contraprestação do poder concedente.

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Resposta
E

Resolução

Para resolver esta questão, é necessário ter conhecimento sobre a Lei nº 8.987/1995, que regula o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos previsto no art. 175 da Constituição Federal, e sobre a Lei nº 8.666/1993, conhecida como a Lei de Licitações.

Dicas

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Revise a Lei nº 8.987/1995 para entender as especificidades das concessões de serviço público.

Considere as diferenças entre a Lei de Licitações e a Lei de Concessões e como elas se complementam.

Atente para o fato de que a concessão é um tipo de contrato administrativo e, portanto, busca um equilíbrio entre os interesses públicos e privados.

Erros Comuns

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Confundir as disposições da Lei nº 8.987/1995 com as da Lei nº 8.666/1993.

Desconsiderar a possibilidade de contraprestação do poder concedente em contratos de concessão.

Assumir que todos os contratos de concessão são improrrogáveis sem verificar o que é estabelecido em lei e no contrato.

Revisão

A Lei nº 8.987/1995 estabelece as normas para a concessão e permissão de serviços públicos. Ela determina como devem ser feitas as licitações, a duração dos contratos, a possibilidade de prorrogação, e as condições para manutenção do equilíbrio econômico-financeiro. A Lei nº 8.666/1993 estabelece regras gerais para as licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, compras, alienações e locações no âmbito dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

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