UNIFOR Bacharelado 2018

“Quando um integralista afirma que, para melhorar a vida brasileira, é preciso acabar com os partidos, um calafrio percorre o corpo daqueles que ainda acreditam no palavrório dos liberais. (...) No entanto, um exame mesmo ligeiro da política nacional, a recordação de fatos que são do conhecimento comum, bastam para provar aos homens de boa fé que o integralismo não quer partidos porque os partidos são corpos estranhos, que servem unicamente para impedir ou deturpar a livre manifestação da vontade do povo”

(REALE, Miguel. ABC do Integralismo. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1935).

Sobre a participação do movimento integralista na política brasileira ao longo dos anos 30, é possível afirmar, EXCETO:

a

A Ação Integralista Brasileira (AIB), fundada em 1932, foi um partido político de massas, inspirado em movimentos europeus, como o fascismo italiano. Foi extinta pelo decreto de Getúlio Vargas que cassou todos os partidos políticos, depois do Golpe que deu origem ao Estado Novo, em 1937. 

b

O líder máximo da Ação Integralista Brasileira (AIB), Plínio Salgado, era conhecido no meio intelectual brasileiro, tendo participado da Semana de Arte moderna de 1922. Foi inclusive lançado candidato, ainda em 1937, à Presidência da República nas eleições previstas para janeiro de 1938, mas não acontecidas. 

c

Getúlio Vargas aproximou-se inicialmente dos integralistas, tendo sido politicamente hábil em utilizálos contra forças opositoras de esquerda, como a Aliança Nacional Libertadora e os comunistas. No entanto, após o Golpe do Estado Novo, livrou-se do movimento integralista, prendendo e perseguindo muitos de seus membros após o levante integralista ocorrido em 1938. 

d

A Ação Integralista Brasileira (AIB) arregimentou apoio considerável entre funcionários públicos, profissionais liberais, poetas, industriais e comerciantes, e nas áreas de colonização alemã e italiana. Os intelectuais do movimento, como Miguel Reale, produziram teorias de inspiração fascista adaptadas à realidade brasileira. 

e

A crítica feita pelo integralismo brasileiro à democracia partidária e representativa era o principal ponto de discórdia com o governo de Getúlio Vargas, já que este não apoiava certas posições políticas integralistas, entre elas o culto à liderança política, o forte domínio do Estado, a aposta no corporativismo e na colaboração de classes.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Tempo médio
1 min
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Jairo Thiago
Conheci a plataforma através de uma reportagem e, como gosto de IA, resolvi investir. A quantidade de questões e suas análises foram tão boas que meu número de acertos foi o suficiente para entrar em Medicina na Federal do meu estado, só tenho que agradecer à equipe do AIO pela minha tão sonhada aprovação!
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar