“Quando um fiel havia cometido um pecado, ele podia, ou antes, devia ver um padre, contar-lhe o erro cometido e, a esse erro, que devia sempre ser um erro grave, o padre respondia propondo ou impondo uma penitência – que se chamava uma “satisfação”. A cada pecado devia corresponder uma satisfação. A consumação dessa satisfação, e somente ela, podia acarretar, sem nenhuma cerimônia suplementar, a remissão do pecado”
(FOUCAULT, Os Anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2014, p. 147)
O texto acima, destaca um dos principais rituais cristãos no período feudal da Europa a partir do século VI. Considerando as características desses rituais e o texto acima, assinale a alternativa correta no que se refere ao ritual da penitência:
A penitência não exigia necessariamente a revelação obrigatória do pecado, sendo-lhe necessária apenas a vontade do clérigo;
A penitência era deliberada e voluntária por parte do pecador e independia da vontade do clero;
Somente o bispo tinha o direito de conferir, a quem pedia, o estatuto de penitente;
A condição de penitente era definida em uma cerimônia pública, durante a qual o penitente era ao mesmo tempo repreendido e exortado;
Uma vez consumada a satisfação, o cristão estava remido de seu pecado.
Neste trecho, Foucault descreve o rito da confissão e da penitência na cultura cristã medieval, no qual o cristão devia confessar seu pecado ao padre, que então lhe atribuía uma penitência (a "satisfação"). Somente ao cumprir integralmente essa penitência, o fiel alcançava o perdão e a remissão do pecado, sem cerimônias adicionais. Dessa forma, a alternativa correta é aquela que expressa que, após a satisfação ser cumprida, o penitente estava remido de seu erro.
A alternativa que melhor reflete o sentido do texto e a prática penitencial medieval é a opção E, pois enfatiza que, uma vez consumada a satisfação, o cristão era perdoado, em concordância com o relato de Foucault.
Confissão: No cristianismo medieval, o fiel devia admitir seu pecado diante de um sacerdote, explicitando sua culpa.
Penitência: Era a "satisfação" imposta pelo padre para reparar o pecado, podendo envolver orações, jejuns ou atos de piedade.
Remissão do pecado: O perdão era alcançado após o cumprimento completo da penitência, sem qualquer ritual posterior adicional.