URCA 2017/2

“Quando um fiel havia cometido um pecado, ele podia, ou antes, devia ver um padre, contar-lhe o erro cometido e, a esse erro, que devia sempre ser um erro grave, o padre respondia propondo ou impondo uma penitência – que se chamava uma “satisfação”. A cada pecado devia corresponder uma satisfação. A consumação dessa satisfação, e somente ela, podia acarretar, sem nenhuma cerimônia suplementar, a remissão do pecado”

(FOUCAULT, Os Anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2014, p. 147)

 

O texto acima, destaca um dos principais rituais cristãos no período feudal da Europa a partir do século VI. Considerando as características desses rituais e o texto acima, assinale a alternativa correta no que se refere ao ritual da penitência:

a

A penitência não exigia necessariamente a revelação obrigatória do pecado, sendo-lhe necessária apenas a vontade do clérigo;

b

A penitência era deliberada e voluntária por parte do pecador e independia da vontade do clero;

c

Somente o bispo tinha o direito de conferir, a quem pedia, o estatuto de penitente;

d

A condição de penitente era definida em uma cerimônia pública, durante a qual o penitente era ao mesmo tempo repreendido e exortado;

e

Uma vez consumada a satisfação, o cristão estava remido de seu pecado.

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Resposta
E

Resolução

Neste trecho, Foucault descreve o rito da confissão e da penitência na cultura cristã medieval, no qual o cristão devia confessar seu pecado ao padre, que então lhe atribuía uma penitência (a "satisfação"). Somente ao cumprir integralmente essa penitência, o fiel alcançava o perdão e a remissão do pecado, sem cerimônias adicionais. Dessa forma, a alternativa correta é aquela que expressa que, após a satisfação ser cumprida, o penitente estava remido de seu erro.

A alternativa que melhor reflete o sentido do texto e a prática penitencial medieval é a opção E, pois enfatiza que, uma vez consumada a satisfação, o cristão era perdoado, em concordância com o relato de Foucault.

Dicas

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Releia atentamente o trecho de Foucault para compreender a sequência: confissão – imposição – satisfação – perdão.
Atenção para a obrigatoriedade ou não de cerimônias suplementares após a satisfação do penitente.

Erros Comuns

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Considerar que a penitência dependia exclusivamente da vontade do pecador e não da Igreja.
Pensar que toda penitência era obrigatoriamente pública.
Erroneamente acreditar que apenas o bispo tivesse autoridade para conceder penitência.
Revisão

Confissão: No cristianismo medieval, o fiel devia admitir seu pecado diante de um sacerdote, explicitando sua culpa.

Penitência: Era a "satisfação" imposta pelo padre para reparar o pecado, podendo envolver orações, jejuns ou atos de piedade.

Remissão do pecado: O perdão era alcançado após o cumprimento completo da penitência, sem qualquer ritual posterior adicional.

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