ENEM 2019 segunda aplicação

Quando se trata de competência nas construções e nas artes, os atenienses acreditam que poucos sejam capazes de dar conselhos. Quando, ao contrário, se trata de uma deliberação política, toleram que qualquer um fale, de outro modo não existiria a cidade.

BOBBIO, N. Teoria geral da política. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000 (adaptado).

De acordo com o texto, a atuação política dos cidadãos atenienses na Antiguidade Clássica tinha como característica fundamental o(a)

a

dedicação altruísta em ações coletivas.

b

participação direta em fóruns decisórios.

c

ativismo humanista em debates públicos.

d

discurso formalista em espaços acadêmicos.

e

representação igualitária em instâncias parlamentares.

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Resposta
B
Tempo médio
1 min

Resolução

Análise Detalhada da Questão

A questão pede para identificar a característica fundamental da atuação política dos cidadãos atenienses na Antiguidade Clássica, com base no texto de Norberto Bobbio.

Passo 1: Leitura e Interpretação do Texto Base

O texto estabelece um contraste claro:

  • Para assuntos técnicos como construções e artes, os atenienses acreditavam que apenas poucos especialistas ("poucos sejam capazes") poderiam dar conselhos válidos.
  • Para assuntos políticos ("deliberação política"), a postura era diferente: tolerava-se que "qualquer um fale".

A justificativa para essa tolerância na política é crucial: "de outro modo não existiria a cidade". Isso sugere que a participação ampla na discussão política era vista como essencial para a própria existência da pólis (cidade-estado) ateniense.

Passo 2: Análise do Comando da Questão

O comando pede a "característica fundamental" da "atuação política" dos cidadãos atenienses, *segundo o texto*. Devemos focar no que o texto destaca sobre a política.

Passo 3: Avaliação das Alternativas

  • A - dedicação altruísta em ações coletivas: O texto não menciona o altruísmo como motivação. A participação é descrita como uma condição para a existência da cidade, não necessariamente um ato de pura abnegação.
  • B - participação direta em fóruns decisórios: A permissão para que "qualquer um fale" em uma "deliberação política" aponta diretamente para a participação ativa dos cidadãos nos locais onde as decisões eram tomadas (como a Eclésia, a assembleia ateniense). Esta opção alinha-se perfeitamente com a ideia central do texto.
  • C - ativismo humanista em debates públicos: Embora houvesse debates públicos, o termo "ativismo humanista" é anacrônico e não reflete a ênfase do texto, que está na amplitude da participação e não em uma filosofia humanista específica.
  • D - discurso formalista em espaços acadêmicos: O texto contrasta a política (onde qualquer um fala) com áreas que exigem especialização, sugerindo que o discurso político não era necessariamente formalista. Além disso, a deliberação ocorria em espaços cívicos, não primariamente acadêmicos.
  • E - representação igualitária em instâncias parlamentares: A democracia ateniense era predominantemente *direta*, não baseada em representação parlamentar como nos sistemas modernos. Os cidadãos participavam e votavam diretamente, não através de representantes eleitos para um parlamento no sentido atual. Embora houvesse um ideal de igualdade (isonomia), a característica destacada pelo texto é a participação direta.

Passo 4: Conclusão

A alternativa que melhor descreve a característica fundamental da atuação política ateniense, conforme apresentada no texto de Bobbio, é a participação direta em fóruns decisórios (B). O texto enfatiza que a possibilidade de qualquer cidadão se manifestar nas deliberações políticas era essencial para a cidade.

Dicas

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Qual a principal diferença que o texto aponta entre conselhos sobre construções/artes e deliberações políticas?
O que significa a frase "toleram que qualquer um fale" no contexto da política ateniense?
A democracia ateniense era baseada em representantes eleitos ou na participação direta dos cidadãos?

Erros Comuns

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Confundir a democracia direta ateniense com a democracia representativa moderna (levando à escolha da alternativa E).
Interpretar a participação como baseada em motivações específicas não mencionadas no texto, como altruísmo (alternativa A) ou humanismo (alternativa C).
Não compreender o contraste fundamental que o texto estabelece entre conhecimento especializado e participação política aberta.
Associar a deliberação política a formalismo ou espaços acadêmicos (alternativa D), ignorando o caráter público e direto da política ateniense.
Revisão

Revisão Conceitual: Democracia Ateniense

A Democracia Ateniense, desenvolvida principalmente nos séculos V e IV a.C., é frequentemente considerada o berço da democracia. Suas características principais incluem:

  • Democracia Direta: Os cidadãos não elegiam representantes para tomar decisões em seu nome na maioria dos casos. Eles participavam diretamente das assembleias (como a Eclésia) onde debatiam e votavam leis, declarações de guerra, ostracismos, etc.
  • Cidadania Restrita: O direito à participação política era limitado aos cidadãos homens, adultos (geralmente maiores de 18 ou 20 anos), livres e filhos de pais atenienses. Mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos eram excluídos.
  • Isonomia: Ideal de igualdade de todos os cidadãos perante a lei.
  • Isegoria: Ideal de igualdade no direito de falar na assembleia. O texto de Bobbio foca justamente nesse aspecto: a tolerância para que qualquer cidadão se manifestasse nas deliberações políticas.
  • Sorteio e Eleição: Muitos cargos públicos eram preenchidos por sorteio entre os cidadãos, visando garantir a rotatividade e evitar a concentração de poder, enquanto alguns cargos específicos (como generais - strategoi) eram preenchidos por eleição.

O texto de Bobbio ressalta a diferença entre a necessidade de expertise em áreas técnicas e a abertura à participação de qualquer cidadão na esfera política, um pilar da democracia direta ateniense.

Habilidade

Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
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