Quando se fala em estrutura geológica a referência é a distribuição geográfica (espacial) das rochas na superfície terrestre. Essa distribuição forma diferentes conjuntos como, por exemplo, os escudos cristalinos, constituídos por rochas cristalinas (ígneas ou magmáticas e metamórficas) antigas como os granitos e gnaisses. Tendo em vista esses conjuntos de estrutura geológica e sua associação com as formas de relevo no Brasil, é correto afirmar que
no Brasil há o Escudo Brasileiro e o Escudo das Guianas, e o padrão de relevo em suas áreas se caracteriza por médias altitudes - 200 a 800 metros - raramente ultrapassando os 2.000 metros.
as estruturas geológicas de maior extensão no Brasil são as bacias sedimentares, e o relevo nessas áreas se caracteriza por altitudes mais elevadas do que as dos escudos cristalinos.
a forma de relevo caracterizada como planalto, que são terras elevadas em meio a áreas erodidas, são ocorrências exclusivas das áreas dominadas por escudos cristalinos, tal como o Planalto das Guianas.
as bacias sedimentares, como o nome diz, constituem-se de rochas sedimentares e as mais antigas, em nosso território, já nem podem mais ser consideradas como áreas de relevo de terras baixas.
as formas de relevo dependem da estrutura geológica que as suporta, e fatores externos interferem pouco na sua configuração, tal como acontece no Brasil.