Quando se fala em corrosão, é comum vir à mente a corrosão de metais, principalmente a do ferro, que gera a ferrugem. Porém, outros materiais podem sofrer corrosão, tais como os polímeros e as estruturas feitas de concreto armado. Tal processo representa para a sociedade uma grande perda econômica, pois todo tipo de corrosão está relacionado à diminuição do tempo de vida de um material.
No que diz respeito a esse assunto, assinale a afirmação verdadeira.
A ferrugem é um exemplo de corrosão eletroquímica. Nesse processo, o ferro é oxidado facilmente quando exposto ao ar úmido (O2) e água (H2O). Essa oxidação gera o cátion Fe2+, formando o polo positivo (que perde elétrons) da pilha.
Enquanto os cátions Fe2+ migram para o polo positivo (ânodo), os ânions OH– migram para o polo negativo (cátodo) e ocorre a formação do hidróxido ferroso (Fe(OH)2).
Concreto armado de construções pode sofrer corrosão. Em sua estrutura existem constituintes que são decompostos por ácidos, como mostrado na seguinte reação: 3CaO.2SiO2.3H2O + 2NH3 → 3CaO + 2SiO2 + 6H2O + N2.
Na presença de oxigênio, o Fe(OH)2 é oxidado a hidróxido de ferro III (Fe(OH)3), que depois perde água e se transforma no óxido de ferro (III) mono-hidratado (Fe2O3.H2O), de coloração castanho-avermelhada, isto é, a ferrugem que conhecemos.