Quando os pesquisadores começaram a desconfiar que as informações para a síntese de proteínas estavam contidas no DNA, eles foram confrontados com um problema: reconheciam a existência de quatro bases (A, T, C e G) nos nucleotídeos e, ao mesmo tempo, reconheciam a existência de 20 aminoácidos. Como apenas quatro bases poderiam codificar 20 aminoácidos diferentes? Matematicamente, se um aminoácido fosse determinado por uma única base, teríamos a possibilidade de formação de apenas 4 aminoácidos (41). Em se tratando desse código universal, analise as seguintes afirmações:
I. A trinca de bases como código genético permite 22 possíveis arranjos, os quais são suficientes para especificar todos os aminoácidos conhecidos. Assim, codificam-se os 20 aminoácidos, além dos códons de “parada” e de “início”.
II. A conversão da informação genética contida no DNA para uma molécula de RNA mensageiro (mRNA) é chamada de transcrição e ocorre no núcleo.
III. O termo “código universal” refere-se à constância da sequência de bases nitrogenadas na molécula de DNA em todos os seres vivos, mantida ao longo do processo evolutivo.
IV. Uma sequência 5’-UGAUUAGGACCUCAA-3’ do mRNA permite a codificação de cinco aminoácidos na cadeia polipeptídica.
Assinale a alternativa correta:
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
Somente as afirmativas III e IV estão corretas.