Quando o botânico sueco Lineu publicou o trabalho Systema Naturae, em 1735, eram considerados apenas dois reinos: o vegetal e o animal. Em 1866, o zoólogo Ernst Haeckel criou o termo “protista” para designar um conjunto de organismos simples, eucariontes que não eram caracterizados nem como vegetais nem como animais. No novo reino Protista, enquadrar-se-iam as bactérias, os protozoários, os fungos e as algas. Em 1956, o biólogo H. F. Copeland propôs a criação de um novo reino, Monera, que abriga os seres da natureza celular mais simples. Estabelecia-se, dessa forma, um sistema de quatro reinos: Monera, Protista, Vegetal e Animal. Em 1969, o zoólogo Robert Wittaker sugeriu que os fungos fossem elevados à categoria de um novo reino. Surgia, assim, o sistema de cinco reinos: Monera, Protista, Fungi, Vegetal (ou Plantae) e Animal (ou Animalia).
Com relação à caracterização dos reinos, avalie as afirmações a seguir:
I. O reino Plantae é caracterizado por organismos eucariontes, pluricelulares e autótrofos fotossintetizantes. A parede celular é composta de celulose, e o amido é a principal substância de reserva.
II. O reino Monera abriga, exclusivamente, os seres vivos unicelulares procariontes. Nesse reino, estão agrupados dois tipos distintos de organismos: as eubactérias (ou bactérias) e as arqueobactérias (ou Archaea).
III. O reino Protista abriga organismos eucariontes, com estrutura e modos de vida bastante variados. Alguns são unicelulares, enquanto outros, pluricelulares; algumas espécies são autótrofas e outras, heterótrofas.
IV. O reino Fungi reúne organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, sendo a maioria heterótrofos. A maioria dos fungos não dispõe de clorofila, mas algumas espécies esverdeadas possuem pigmentos fotossintetizantes.
V. O reino Animalia consiste de seres eucariontes, pluricelulares, heterótrofos, que se nutrem por ingestão de substâncias obtidas de outros seres ou de vários tipos de detritos encontrados no ambiente. Além de ser o reino que inclui o maior número de seres vivos, é o reino com a maior biodiversidade.
É correto apenas o que se afirma em
III e IV.
I, II e III.
I, II e V.
I, II, III e V.
I, III, IV e V.