“Quando lá chegamos, ficamos atônitos com a multidão de pessoas e a ordem que prevalecia, assim como com a vasta quantidade de mercadorias. Cada espécie tinha seu lugar particular, que era distinto por um sinal. Os artigos consistiam em ouro, prata, jóias, plumas, mantas, chocolate, peles curtidas ou não, sandálias e outras manufaturas de raízes e fibras de juta, grande número de escravos homens e mulheres, muitos dos quais estavam atados pelo pescoço, com gargalheiras, a longos paus.”
(MEGGERS, B. J. América pré-histórica. 1972)
Essa descrição da cidade de Tenochtitlán, capital do império, com seus suntuosos canais, praças, templos, palácios, lojas e residências, evidencia o quanto a humanidade perdeu quando uma cultura desprezou e destruiu tradições de uma outra, bem como quando a guerra tornou a violência mais importante que a cooperação e a inteligência.
Com relação ao texto e ao comentário, é verdadeiro o que se afirma em
os indígenas brasileiros tupis e jês foram exterminados no processo de colonização ibérica, limitando o seu conhecimento pela arqueologia.
os maias e tupis foram escravizados e suas culturas foram destruídas no processo de colonização ibérica.
os apaches, iroqueses, moicanos e dakotas ocupavam vastas regiões na América do Norte; suas culturas foram destruídas pela colonização francesa e sua marcha expansionista de norte a sul e de leste a oeste, constituíram a unidade territorial dos EUA.
astecas e incas, que viviam no Vale do México e Região Andina, foram dominados e submetidos aos colonizadores espanhóis, perdendo autonomia e controle sobre sua sofisticada organização sociocultural e política.
somente os tupis e os maias foram dominados e escravizados, perdendo no processo colonizador ibérico, a sua cultura e autonomia política e econômica.