Quando as pessoas ingressam em uma organização, trazem suas motivações, valores e expectativas em relação ao trabalho. Todo esse potencial pode ser otimizado ou se perder com o tempo, ao longo do processo, se não houver uma política de gestão de pessoas numa perspectiva sistêmica.
Sob a perspectiva sistêmica de Gestão de Pessoas, é correto afirmar:
Devem ser contempladas na Política de Gestão de Pessoas o sistema de recrutamento e seleção de pessoal. O processo de acompanhamento e manutenção é de responsabilidade do setor.
Todos os processos de Gestão de Pessoas devem estar interconectados, da seleção ao acompanhamento, desenvolvimento, remuneração e desempenho, em interação direta com a área em que o profissional está atuando.
O Subsistema de Avaliação de Desempenho, Remuneração e Benefícios e os Programas de Saúde e Segurança no Trabalho são, por si só, os responsáveis por manter a motivação e o empenho do empregado na organização.
Os processos de treinamento e desenvolvimento de pessoas, após o processo de recrutamento e seleção, devem estar interconectados para manter o desempenho desejado e a otimização do potencial do trabalhador.