Quando analisa a relação cidade-campo, Graziano afirma:
"Está cada vez mais difícil delimitar o que é rural e o que é urbano. [...] Pode-se dizer que o rural hoje só pode ser entendido como um continuum do urbano, do ponto de vista espacial; e do ponto de vista da organização da atividade econômica as cidades não podem ser identificadas apenas com a atividade industrial nem o campo com a agricultura e a pecuária. Em poucas palavras, pode-se dizer que o meio rural brasileiro se urbanizou nas últimas décadas [...]."
GRAZIANO, J. S. O novo rural brasileiro. São Paulo: UNICAMP, 1999. p. 1.
Tendo como referência o fragmento textual acima, é correto afirmar que:
a distinção espacial entre cidade-campo se relaciona à modernização da agricultura, que no espaço urbano fortalece a indústria e, no rural, a própria agricultura.
o estabelecimento dos limites espaciais entre cidade-campo pode ser identificado pelo grau de mecanização da agricultura.
a articulação cidade-campo realiza-se pela manutenção das atividades agroindustriais no campo e de serviços na cidade.
o rompimento da fronteira cidade-campo está relacionado ao processo de flexibilização na localização das indústrias e dos serviços.
a distinção espacial entre cidade-campo não se dá com o rompimento dessas fronteiras, mas está flexibilizado na localização das indústrias e dos serviços.