FPP Inverno Medicina 2016

Quando a professora de biologia demonstrou, utilizando o mapa abaixo, o impacto das atividades humanas sobre a vegetação brasileira, a sala de aula dividiu-se entre os espantados e os incrédulos. Os primeiros ficaram chocados com a quase total destruição da paisagem vegetal observada nos estados de Alagoas, Espírito Santo e Paraná, por exemplo. Os incrédulos afirmavam que o mapa estava exagerando o avanço das atividades humanas sobre a vegetação nativa e que, portanto, o mapa estava distorcendo demais a realidade.

Brasil – retração da vegetação nativa entre 1980 e 2010

Percebendo a divisão dos estudantes, a professora de biologia explicou aos estudantes que

a

a representação cartográfica de grandes áreas exige a utilização de grandes escalas, fator que justifica a dificuldade dos alunos em constatar a presença de fragmentos de Mata Atlântica no interior de São Paulo. 

b

quanto maior a escala, menos detalhes são visíveis em um mapa, motivo que explica o ceticismo de parte dos alunos, afinal, o interior de São Paulo possui resquícios significativos do bioma Cerrado. 

c

mesmo a floresta situada no sudoeste do Amazonas, aparentemente intacta, sofreu antropização. Em uma escala grande, como 1:40.000.000, há a possibilidade de representar com detalhes os impactos sobre pequenas áreas. 

d

somente o recorte de uma área menor permitiria a visualização dos remanescentes da Mata Atlântica, dos Campos Gerais, da Caatinga, da floresta equatorial e da Mata de Araucárias dentro do estado do Paraná. 

e

ao representar o Brasil em uma escala tão pequena, muitas áreas da vegetação nativa não são representadas, o que gera a interpretação equivocada de que quase toda a Mata Atlântica de Sergipe, por exemplo, foi destruída. 

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E
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Dicas sobre como resolver essa questão
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Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
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Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
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Tom
Formando em Medicina
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Sarah
Formanda em Medicina
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