“Qual foi a causa da derrocada do maior exército que Napoleão comandou? Por mais surpreendente que pareça, a desintegração do exército napoleônico talvez possa ser atribuída a algo muito pequeno: o botão de estanho que fechava as roupas dos soldados.
Quando a temperatura cai, o reluzente estanho metálico começa a se transformar num pó cinza e não metálico. Será que, com falta de botões, durante aquele rigoroso inverno, os soldados passaram a ter de usar as mãos para prender e segurar as roupas e não mais para carregar as armas?”
(LE COUTEUR, Penny e BURRESON, Jay. Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. Adaptado)
Essa transformação, por resfriamento, só ocorre quando o estanho apresenta elevado grau de pureza.
Em latas (recipientes de aço), o estanho é usado como blindagem para a conservação de alimentos, ele também pode ser usado para soldar juntas de tubulações ou de circuitos elétricos e eletrônicos e, na forma de ligas, como o bronze (cobre+estanho), é usado para a fabricação de molas, fusíveis, tubos e peças de fundição.
Devido à grande maleabilidade do estanho, é possível produzir lâminas muito finas que são utilizadas para acondicionar vários produtos como, por exemplo, barras de chocolate.
Sobre os textos e os materiais mencionados, é CORRETO afirmar que
o estanho é uma substância composta.
as ligas metálicas são substâncias puras.
a maleabilidade é propriedade que permite a confecção de lâminas.
o banho de estanho é feito, nas latas, porque ele enferruja e causa contaminação nos alimentos.
as ligas metálicas com estanho, como o bronze, quando resfriadas tornam-se um pó cinza e não metálico.