“Um grande terremoto é normalmente precedido de sismos premonitórios e seguido de réplicas. A teoria que explica a ocorrência de tremores de terra é a Tectônica de Placas. As réplicas, como a que ocorreu nesta terça-feira (12/05) no Nepal, também são terremotos. Os sismólogos distinguem entre os sismos premonitórios ou preliminares (menores e que antecedem o principal), o sismo principal (que é sempre o maior abalo) e as réplicas, que podem ocorrer alguns dias após o tremor principal, mas também meses mais tarde. E elas podem ser inúmeras ( ...)”
www.opovo.com.br/app/maisnoticias/mundo/dw/2015/05/12. (Texto adaptado)
Analise as informações contidas no texto e nas ilustrações acima.
Em relação ao Nepal, que se localiza em uma área do planeta sujeita a desastres naturais, como os de origem tectônica, é CORRETO afirmar que
as placas tectônicas deslocam-se em função das forças exógenas do relevo provocando tensões, que podem resultar em terremotos e suas réplicas.
o atrito entre as duas placas tectônicas reduziu a pressão que é liberada rapidamente desencadeando tremores de magnitudes variáveis.
o território encontra-se situado sobre áreas montanhosas soerguidas pela movimentação das placas tectônicas: Indiana e Euroasiática.
a separação dessas placas tectônicas construiu grandes fraturas ou falhas no relevo formando a Cordilheira do Himalaia, área de maior altitude do planeta.