Punks, patricinhas, emos, metaleiros, surfistas, straight edges e tantas outras tribos, comunidades ou
movimentos que circulam pelas ruas das grandes cidades brasileiras nos ajudam a refletir sobre o dilema
que George Simmel já havia apontado como característico da modernidade: ser único ou pertencer a um
grupo, querer ser reconhecido como indivíduo e também como parte de um todo maior. As tribos
prometem, de certo modo, singularização e pertencimento: cada membro é diferente dos que não fazem
parte de seu grupo e ao mesmo tempo é igual aos outros membros da tribo. A sociabilidade urbana,
marcada pelo anonimato, possibilita que as pessoas se reinventem, se recriem, se reorganizem e socializem
da forma que escolherem. Bem-comportadas ou rebeldes, as tribos ostentam padrões estéticos que se
opõem às tendências mais amplas da sociedade. Isso transforma os indivíduos identificados em cada uma
delas em consumidores de produtos que os singularizam como membros de uma comunidade particular.
Existe, portanto, uma intenção que parte dos adeptos das tribos. Por outro lado, aqueles que não se
identificam com uma tribo urbana ou não aceitam os padrões propostos por ela podem rotular, estigmatizar
seus integrantes e até alimentar uma dinâmica de discriminação e preconceito contra eles.
(BOMENY. Helena, et al. Tempos Modernos, tempos de sociologia: Ensino Médio. São Paulo: Editora do Brasil, 2013. p. 271).
Partindo-se da análise do texto transcrito acima, assinale a alternativa CORRETA.
As tribos urbanas reproduzem os padrões tradicionais de comportamento da sociedade brasileira.
Não existe relação entre intenção e participação dos adeptos das tribos em se tornarem membros dessas tribos.
Pertencer a uma tribo urbana é correr o risco de sofrer preconceitos e ser discriminado por pessoas que não fazem parte da tribo.
A sociedade urbana não possibilita condições de mudança e faz com que as pessoas adotem padrões de comportamento tidos como tradicionais.
A sociedade brasileira aceita de forma pacífica e considera normais os comportamentos dos membros de todas as tribos urbanas.