UFMT Vestibular 2006/1

PRINCÍPIO

 

No princípio era sol sol sol.
O Amazonas ainda não estava pronto.
As águas atrasadas
derramavam-se em desordem pelo mato. 

 

[5] O rio bebia a floresta.

 

Depois veio a Cobra Grande. Amassou a terra elástica
e pediu para chamar sono.
As árvores enfastiadas de sol combinaram silêncio.
A floresta imensa chocando um ovo!

 

[10] Cobra Grande teve uma filha. Ficou moça.
Um dia
ela disse que queria conhecer homem.
Mas não encontraram rasto de homem.

 

Então
[15] começaram a adivinhar horizontes
e mandaram buscar de muito longe um moço.

 

Ai! que houve festa na floresta!

 

Mas a filha da Cobra Grande não queria dormir com o noivo
porque naquele tempo não havia noite.

 

[20] A noite estava escondida atrás da selva
dentro de um caroço de tucumã.
Ah! então vamos buscar o tucumã
pra dar de presente de casamento.

 

Veio o Sapo. Jabuti veio também.
[25] O Camaleão estava esperando sono.
A onça não pôde vir porque tinha emprestado os sapatos.

 

Andaram. Andaram.

 

As vozes iam na frente procurando caminho.

 

Desembarcavam árvores. Raízes furavam a lama.
[30] A floresta crescia.

 

Chô que depois de muito andar chegaram.

 

- Esta é que é a noite?
- Será mesmo a noite?
- Ah! não acredito. 

 

[35] Então vamos espiar o que tem dentro.

 

Quando abriram o caroço
houve um estouro imenso
que cobriu tudo de escuro.

 

A floresta inchou.
[40] Árvores saíram correndo.
Um pedaço da noite entrou na barriga do Sapo.
Então
a filha da Cobra Grande pôde fazer dormezinho com o noivo. 

( MASSI, Augusto. (Org. e Coment.) Poesia completa de Raul Bopp. Rio de Janeiro: José Olympio; São Paulo: Edusp, 1998.)

 

Água, s.f

 

Da água é uma espécie de remanescente quem já
incorreu ou incorre em concha
Pessoas que ouvem com a boca no chão seus
rumores dormidos pertencem das águas
Se diz que no início eram somente elas
Depois é que veio o murmúrio dos corgos para dar
testemunho do nome de Deus 

(BARROS, Manoel de. Arranjos para assobio. Rio de Janeiro: Record, 1998.)

A respeito da construção dos dois poemas, analise as afirmativas abaixo.

 

I - Os poetas ignoram as manifestações de língua oral e coloquial em sua escritura.

II - Os poemas apresentam construções lingüísticas e imagéticas que quebram a lógica comum, comprovando a influência surrealista.

III - Nos dois poemas, a água metaforiza a origem, o elemento que possibilita o surgimento da vida.

IV - Ambos os poemas fazem referência ao divino, Manoel de Barros o faz de forma explícita e Bopp, pelo diálogo com a passagem bíblica: “No princípio, era o Verbo”.

 

São corretas as afirmativas

a

I, II, III e IV.

b

I, II e IV, apenas.

c

II e III, apenas.

d

III e IV, apenas.

e

II, III e IV, apenas.

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E
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